20 novembro 2008

III Colóquio Internacional Saberes, Práticas: Tecnologias e Processos de Difusão do Conhecimento


A Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS), por meio de seu programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), promove o III Colóquio Internacional Saberes, Práticas: Tecnologias e Processos de Difusão do Conhecimento, a realizar-se nos dias 21 e 22 de novembro de 2008, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O objetivo deste evento é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com questões relacionadas à (in)formação no cenário da sociedade do conhecimento, diante dos grandes avanços das tecnologias de informação e comunicação, visando à construção de processos de difusão doconhecimento mediante o intercâmbio de estudos e pesquisas realizados sobre o tema. Busca também compreender a evolução desses processos em relação aos cenários produtivos de desenvolvimento tecnológico e os diversos contextos sócio-culturais. Isto significa querer aprofundar a investigação sobre a relação entre as tecnologias e os processos de difusão do conhecimento, altamente dependentes dos processos de informação e comunicação, contrastando o local e o global, enfatizando questões que envolvem as conexões entre a universidade, os setores produtivos e demais segmentos da sociedade.
PROGRAMAÇÃO
21/11 [sexta-feira]
08:00 CREDENCIAMENTO

09:00 MESA DE ABERTURA
Prof. Ildes Ferreira (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação); Prof. Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho (Reitor UFBA); Prof. Lourisvaldo Valentim da Silva (Reitor UNEB); Prof. José Carlos Barreto Santana (Reitor UEFS); Profª. Aurina Santana (Diretora CEFET-BA); Profª. Drª Celi Nelza Zulke Taffarel (RICS - DMMDC FACED/UFBA); Profª. Drª Teresinha Fróes Burnham (RICS - DMMDC FACED/UFBA); Profª. Drª Vera Lúcia Bueno Fartes (REDPECT, FACED/UFBA); Prof. Dr. Robinson Moreira Tenório (PPGE/UFBA).

10:00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA : Tecnologias e Processos em Difusão do Conhecimento
Prof. Dr. Roberto Aparici (Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha)

14:00 MESA-REDONDA : Papel da Comunidade Científica na Difusão do Conhecimento
Prof. Dr. Jacques Depelchin (Ota Benga Alliance,Berkeley, California e Kinshasa); D.R. Congo
Prof. Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (SENAI - Cimatec); Profª. Drª Teresinha Fróes Burnham (RICS - DMMDC FACED/UFBA)

22/11 [sábado]

08:30 MESA-REDONDA: Educação a Distância na Difusão do Conhecimento
Prof. Dr. Bento Silva (Universidade do Minho, Portugal); Profª. Drª Maria Roseli de Sá (PPGE, FACED / UFBA); Profª. Drª. Maria Lídia Pereira Mattos (REDPECT / UFBA)

14:00 CONFERÊNCIA: Gestão do Conhecimento: Produção e Difusão do Conhecimento em Universidades Abertas
Prof. Antonio Manuel Quintas Mendes (Universidade Aberta, Portugal)

16:50 PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO
Inscrições gratuitas no local do evento, mediante lista de presença.

Faculdade de EducaçãoUniversidade Federal da BahiaAvenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus CanelaSalvador - Bahia - Brasil
Contato:
redpect@ufba.br
Fone: (71) 3283-7258

Nenhum comentário: