05 março 2009

Cursos previstos para 2009


Curso Proinfo: Introdução à Educação Digital
Ementa: Utilização de recursos básicos de computadores (sistema operacional Linux Educacional). Conceitos básicos e a utilização de recursos como: editor de texto, software de apresentação, planilha eletrônica. Apresentação dos recursos existentes no Linux Educacional.
Objetivo: Oferecer subsídios para que professores e gestores possam utilizar o Sistema Operacional Linux Educacional, o editor de texto Writer, a planilha eletrônica Calc, o software de apresentação Impress (BrOffice), além dos recursos disponíveis no Linux Educacional no dia-a-dia da escola.
Carga Horária: 40 horas (presencial, com um encontro semanal de 4 horas)

Curso Proinfo: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Ementa: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Internet, hipertexto e hipermídia. Prática pedagógica e mídias digitais. Currículos, projetos e tecnologias.
Objetivo: Curso que visa a oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que os professores e gestores possam compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Carga Horária: 120 horas (36h presenciais e 84h a distância - um encontro quinzenal de 4 horas)

Oficina: Utilização do Monitor Educacional – TV Pen Drive
Ementa: Utilização dos recursos disponíveis na TV Pen Drive. Formatos de arquivos. Conversão de arquivos. Utilização de imagens, vídeos e áudio.
Carga Horária: 4 horas (presencial)

Oficina: Construindo Blog
Ementa: Elaboração de blog. Utilização dos recursos do blog no processo ensino-aprendizagem.
Carga Horária: 8 horas (presencial)

Curso: Utilização Pedagógica das Mídias Digitais
Ementa: Importância das tecnologias digitais na educação. Discussão sobre inclusão digital. Como fazer pesquisa na Internet. Conhecendo e aplicando a metodologia de pesquisa Webquest. Uso do Blog como ferramenta educacional.
Utilização da TV e do vídeo na escola. Integração das diversas mídias em projeto educacional.
Carga Horária: 120 horas (16 horas presenciais e 104 horas à distância)

Curso: Web 2.0 na Educação
Ementa: Cibercultura, interatividade, autoria na rede. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Blog; Wikispace. Produção e publicação de vídeos. Podcast.
Carga Horária: 120 horas (40 horas presenciais e 80 horas à distância)

Curso: Robótica na Educação
Ementa: História da Robótica. Noções básicas de Robótica. Robótica Pedagógica. Desenvolvimento de protótipos robóticos usando tecnologia Lego. Projetos pedagógicos com uso da robótica.
Carga Horária: 120 horas (40 horas presenciais e 80 horas à distância)

Nenhum comentário: