31 maio 2010

Novo Espaço de Interação - Podcast NTE16

Atenta à inserção de novos espaços de interação para nossos cursistas e internautas, a equipe do NTE16 inaugurou este mês o Podcast* do NTE16. Passe por lá, ouça os programas e não esqueça de deixar seu comentário. 





* Podcast é o nome dado aos arquivos de áudio, vídeo e/ou texto digital, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS (assinatura).

24 maio 2010

Seleção NTE16!

Elaboração de Roteiros - IAT

No período de 17 a 21 de maio, os multiplicadores dos NTE se reuniram no Instituto Anísio Teixeira (IAT) para elaborar roteiros para serem implementados pela TV Anísio Teixeira.
Foram criados roteiros dos mais variados assuntos: diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, revoltas baianas, uso de drogas, ciclo do papel entre outros.

21 maio 2010

Em andamento no NTE16...

Como todos sabem, a evasão é um fantasma que assola a educação, desde que existe escola. Na formação de professores não é diferente. Muitos colegas que fazem inscrição para determinados cursos oferecidos pelo NTE16, muitas vezes não chegam nem mesmo a comparecer ao 1º encontro presencial. Outros começam os estudos com certo entusiasmo, mas deixam no meio do caminho.
Pois é! O NTE16 está muito interessado em descobrir as causas desse problema que tanta frustração tem causado à nossa equipe e, imaginamos, também aos cursistas desistentes.
Para isso, Eneida está fazendo uma pesquisa que servirá de base para um artigo que ela está escrevendo, o qual servirá também como TCC de sua Especialização em EaD.
Por isso, pedimos que, se você receber, via e-mail, um questionário de pesquisa, responda, por favor, com muito carinho. Você estará participando da busca de solução para esse problema. Será uma conquista compartilhada com todos os que colaborarem, pois queremos que o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) faça diferença no trabalho que cada professor desenvolve com seus alunos.
Um grande abraço de toda a equipe.

13 maio 2010

VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista - BA


O VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista - Bahia tem como principal objetivo fomentar o intercâmbio das experiências entre os processos educativos formais, não formais e informais, dando sentido e significado a educação produzida nas ações coletivas protagonizadas pela escola e a sociedade civil além de movimentar discussões e reflexões no intento de (re) significar o espaço educativo na perspectiva de que “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”. (Provérbio Africano)

Para maiores informações clique aqui.

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores - 2010


Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação

Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias: 

1) Ensino Básico
Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações, etc).


  • Inovação em Comunidade


  • Inovação em Colaboração


  • Inovação em Conteúdo
2) Ensino Técnico

Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.


  • Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas

Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.
Premiação

O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Para mais informações:
Criax Comunicação Organizacional
(11) 3817-4665
E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

06 maio 2010

Lista de Cursistas - Produção Audiovisual

RELAÇÃO DE CURSISTAS SELECIONADOS
CURSO PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL
PERÍODO: 12/05/2010 A 01/09/2010

1- Lenira Maria de Figueiredo Souza
2- Nicéia Maria de Figueirdo Souza Melo
3- Naura Santos
4- Cosmerina Angélica Soares Cruz de Santana
5- Ivonete Moreira Botelho
6- Itamar Eloy Machado da Silva
7- Nisia Sousa Santos Medrado
8- Suze Elane Dias Santos
9- Rita de Cássia Sousa Lima
10- Isaías José de Almeida Neto
11- Paula Fernandes Oliveira
12- Lidiane Lacerda de Oliveira
13- Rosimeire dos Santos Amaral
14- Queith Rebouças Menezes
15- Juvenal da Silva Amorim
16- Antonio Mendes Barbosa Santos
17- Suely Tavares dos Santos
18- Alexandra Melo Feminella
19- Camila Paula Junqueira
20- Maria de Lourdes Souza
21- Tânia Suely Luz Silva

Lista de Cursistas - Ensinando e Aprendendo com as TIC

Lista dos cursistas selecionados para o curso
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Período: 10 de maio a 06 de setembro/2010

1- Rita de Cássia Souza Gomes Veloso
2- Lidiane Lacerda de Oliveira
3- Maristela Rocha Rolim
4- Rita Viviane de Castro Brandão
5- Valmeria Brito Almeida Vilela Ferreira
6- Pedro Campo Sousa
7- Elta Cristina Xavier Rabelo
8- Maria da Conceição Nascimento Santos
9- Geanne Cássia Oliveira Nascimento
10- Mabel Rosa Brito Sales
11- Wilson Ricardo Andrade Brasil
12- Carlos Giovani Dias Macedo
13- Roseli Alves Santos Brito
14- Maria Ivone Carneiro Araújo
15- Maurizete Alves Souza
16- Maricarlos Cruz de Oliveira
17- Tibério Morais Silva Júnior
18- Lorenza Cléa Costa da Silva
19- Fábio Luciano Alves Silveira
20- Rackel Barradas Cardoso

03 maio 2010

Congressos - Educação Matemática

Fiquem atentos, pois o X Encontro Nacional de Educação Matemática será em Salvador no período de 07 a 09 de julho / 2010.


Ainda falando sobre Matemática, acontecerá no período de 25 a 28 de maio de 2010 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus universitário de Vitória da Conquista, a II Semana de Educação Matemática - SEEMAT, cujo tema intitula-se Discutindo as Tendências no Ensino da Matemática. Os trabalhos serão desenvolvidos por meio de conferências, mesas redondas, comunicações orais, exposição de pôsteres, laboratórios, oficinas, minicursos, atividades culturais etc.

Curso Mídias na Educação - UESB

Do período de  10 de maio até 16 de maio estarão abertas as inscrições para o Curso de Extensão Mídias na Educação - 160h oferecido pela UESB. Para efetuar as incrições os interessados deverão ser professores da Rede Estadual, ter conhecimentos básicos em Informática e navegação na Internet. As inscrições serão efetuadas no site do IAT
Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas por NTE que serão preenchidas por ordem de inscrição.