24 maio 2009

Congresso de Educação


No último sábado, 23, O NTE16 marcou presença no Congresso de Educação da Rede Pitágoras que aconteceu no Auditório do Educandário Padre Gilberto. O congresso, com o tema “A sala de aula: intercessão e interseção”, teve como objetivo envolver os educadores nas dimensões humana e profissional, como vertentes complementares que formam um ser completo e capaz de produções autônomas.
.

Para tanto, o evento contou com a presença do psicólogo Caio Feijó que na sua palestra “Preparando os alunos para a vida” pode oferecer aos educadores alguns instrumentos essenciais para a qualificação dos educadores na relação com os alunos, instrumentos da Psicologia do Comportamento humano que vão desde o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais, passando pela compreensão das variáveis, manipulação relacional e instalação de conflitos, até a prática dos valores sociais humanos em dinâmicas de grupo. São eles: Respeito, Justiça, Cooperação, Consenso, Humanismo, Cidadania, Liberdade X Responsabilidade e Moral e ética.

Na segunda palestra do dia, “Professor Gestor: quem é esse?”, a psicóloga Maria Elaine Cambraia proporcionou a reflexão sobre o papel do professor nos dias de hoje ressaltando a importância do desenvolvimento pessoal como forma de crescer profissionalmente.
Dessa forma, o congresso buscou favorecer uma formulação reflexiva, crítica e possibilitando ao educador compreender sua prática como uma ação complexa que pode provocar mudanças na realidade escolar e na sociedade. Esses encontros possibilitam conhecer o pensamento de pessoas estudiosas e interessadas em educação, que enfatizam a importância do fazer pedagógico das equipes escolares. As instituições realizadoras do evento entendem que refletir sobre as ações de cada um dos atores que dividem o espaço da sala de aula é de crucial importância para que a escola se transforme em um lugar de realizações plenas e de sucessos acadêmicos e pessoais.
.

Fonte: http://blogdoepg.blogspot.com

.

Nenhum comentário: