27 julho 2009

Livro "Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder"


O livro "Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder" organizado pelos professores Nelson De Luca Pretto e Sérgio Amadeu da Silveira está disponível para download gratuito.
Segue um trecho da apresentação do livro:

"Reunindo a qualidade artística e a reflexão crítica dos profissionais da Casa de Cinema de Porto Alegre à experiência da Associação Software Livre (ASL), responsável pela organização de um dos maiores encontros de cultura hacker do Brasil – o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) –, este livro é fruto de um exercício de decodificação das tendências culturais contemporâneas, em suas expressões artísticas, tecnocientíficas e político-ideológicas, buscando desvendar as intrincadas tramas e seus algoritmos moleculares e globais, hoje condutores da biopolítica e das macroestruturas do poder.
Ao debater os padrões contemporâneos de emancipação, o que pretendemos foi discutir o atual aprisionamento das subjetividades, os riscos e exageros do controle do conhecimento e da informática de dominação, além de alertar que a ampliação do compartilhamento é simultaneamente combatida pela expansão da propriedade sobre a cultura e pela ideologia da neutralidade tecnológica. [...]"


Nenhum comentário: