29 julho 2009

Reforma Ortográfica

Desde o início estamos nos adaptando à reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Que tal testar os conhecimentos com o joguinho abaixo?
Boa sorte! Bom estudo!


Fonte: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=183

27 julho 2009

Livro "Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder"


O livro "Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder" organizado pelos professores Nelson De Luca Pretto e Sérgio Amadeu da Silveira está disponível para download gratuito.
Segue um trecho da apresentação do livro:

"Reunindo a qualidade artística e a reflexão crítica dos profissionais da Casa de Cinema de Porto Alegre à experiência da Associação Software Livre (ASL), responsável pela organização de um dos maiores encontros de cultura hacker do Brasil – o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) –, este livro é fruto de um exercício de decodificação das tendências culturais contemporâneas, em suas expressões artísticas, tecnocientíficas e político-ideológicas, buscando desvendar as intrincadas tramas e seus algoritmos moleculares e globais, hoje condutores da biopolítica e das macroestruturas do poder.
Ao debater os padrões contemporâneos de emancipação, o que pretendemos foi discutir o atual aprisionamento das subjetividades, os riscos e exageros do controle do conhecimento e da informática de dominação, além de alertar que a ampliação do compartilhamento é simultaneamente combatida pela expansão da propriedade sobre a cultura e pela ideologia da neutralidade tecnológica. [...]"


Oficinas Educativas no CIENB


A equipe da Área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do Centro Integrado Navarro de Brito - CIENB planejou várias oficinas educativas e contou com o apoio do NTE16 (através da coordenadora Nicéia Melo) para a execução da Oficina de Blogs. O evento foi realizado no dia 25 de julho/2009.

Além do NTE16, o evento contou com a parceria da DIREC 20 na pessoa da Professora Lana Sheila Rocha; da Academia Grisi Fitness; do SENAC; da UESB; da Agência Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Renda; do PEV-Programa de Educação para a Vida; da Equipe de estudantes de Enfermagem do Colégio Book e do Professor Adão Albuquerque.
Parabéns ao CIENB pela iniciativa!

26 julho 2009

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - 2009


A equipe do NTE16 participou do XXIX Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) que aconteceu na cidade gaúcha de Bento Gonçalves entre os dias 20 a 24 de julho.

O congresso contou com vários eventos simultâneos. O Workshop de Informática na Escola (WIE), em sua décima quinta edição, é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas. O tema do XV WIE foi Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem.

O NTE16 marcou presença em várias atividades do WIE, entre elas citamos a mesa redonda com tema Formação de Professores em Contexto Digital: Modelos, experiências e Perspectivas. O tema foi abordado pelas professoras Marie Jane Soares Carvalho (UFRGS) e Débora Laurino (FURG).

.

Parabéns aos gonçalvenses pela acolhida e hospitalidade. Agora, já aguardamos a próxima edição do congresso que ocorrerá em Belo Horizonte-MG. Até 2010!

.

16 julho 2009

Simpósio de Software Livre na UESB - Campus Jequié


O II SISOL - Simpósio de Software Livre é uma iniciativa dos estudantes do curso de Sistemas de Informação da UESB campus de Jequié e uma ação do Projeto Informática e Cidadania, com a intenção de aproximar toda a comunidade, acadêmica e civil, para debater sobre as diversas formas livres de produção do conhecimento. Com a popularização da internet, essa se tornou um meio fértil de criatividade e possibilidades. O nosso intuito é apresentar essas ferramentas livres, sem ônus, que podem ser baixadas, customizadas e distribuidas livremente. Esse é o espírito do Software Livre, garantir a liberdade total ao usuário, promovendo o desenvolvimento colaborativo e participativo.

O evento ocorrerá no campus da UESB em Jequié nos dias 17, 18 e 19 de Agosto deste ano. Com uma estrutura melhor e maior do que a do evento anterior, esperamos também um público bem maior e participativo. Dentre as diversas atividades divididas durante os 3 dias do evento, buscamos atingir o maior número de nichos possível. Oferecendo tanto conteúdo de cunho técnico: oficinas de desenvolvimento, ferramentas, linguagens - como discussões acerca do impacto social do Software Livre - inclusão sócio-digital, processos educacionais .

Fonte: http://jequie.uesb.br/sisol/

15 julho 2009

Redes sociais virtuais: popularidade entre jovens brasileiros

O Bom Dia Brasil veiculou na edição de hoje, 15 de julho, uma reportagem sobre a popularidade das Redes Sociais virtuais entre os jovens brasileiros. Segundo a reportagem
atualmente são 50 milhões de brasileiros online e quanto ao acesso às redes sociais, só perdemos para o Canadá. Confira o vídeo abaixo.


13 julho 2009

Oficina Excel Avançado


Curso Excel Avançado

Data: 21 e 28/07 (terça-feira)
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 8h
Local: NTE16
Nº de vagas: 12 (por ordem de inscrição)
Público-alvo: Professores da rede estadual de educação
Pré-requisito: conhecimentos básicos em Excel

Ficou interessado?
Para fazer a sua inscrição mande um email com seu nome completo, nº de cadastro, escola que trabalha e nº de telefone de contato para o email:
nte16vc@gmail.com ou ligue para (77)3421-4500.
.

08 julho 2009


INSCREVA-SE GRÁTIS agora mesmo clicando na PALESTRA 24 na UGF – Universidade Gama Filho em “2ª VIDEOCONFERÊNCIA sobre APLICAÇÃO da TECNOLOGIA na EDUCAÇÃO” e você receberá informações inéditas para melhorar a sua aula !! Isso mesmo, inscreva-se GRÁTIS de qualquer lugar no Brasil, ou do exterior, e atualiza-se quanto a Tecnologia Educacional.

Fonte: http://www.novainter.net/blog/2009/inscricoes-gratuitas-tecnologia-na-educacao/

06 julho 2009

Plataforma Paulo Freire


Uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC, a Plataforma Paulo Freire é um sistema de cadastramento que surge como porta de entrada para os professores da educação básica pública no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Essa ação faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica que visa formar 331,4 mil professores que lecionam na educação básica e ainda não têm licenciatura. As vagas são divididas em duas modalidades, 52% são em cursos presenciais e 48% a distância. [...]

Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Vitória da Conquista - Bahia

Oficina "Construindo Blog"